João Pessoa sedia o Encontro Nacional de Forrozeiros, que debate em novembro salvaguarda do Forró como Patrimônio Imaterial do Brasil. Ação é apoiada pelo Senado Federal, com audiência pública na ocasião.
Ao trabalhar a salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial, o II Fórum Nacional do Forró Raiz realiza, nesta segunda-feira (20), às 9h, a abertura do Encontro Nacional de Forrozeiros. O evento ocorrerá na sala de Concertos José Siqueira e para realizar inscrições o público deverá acessar o site www.encontronacionaldeforrozeiros.com/inscricoes/ e cadastrar as informações até o dia do evento.
Artistas como Alcymar Monteiro, Santanna, Nando Cordel, Genival Lacerda, Cezzinha, Chambinho do Acordeon, entre outros expoentes nacionais deste rítmo popular e tradicional brasileiro já confirmaram a participação no evento, que realizará “shows-manifestos” com mais de 40 performances de forró no palco da Praça do Povo no Espaço Cultural da Paraíba.
Logo na abertura, haverá uma Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), além de autoridades confirmadas como o Governador do Paraíba Ricardo Coutinho, os Ministros da Cultura e do Turismo para sensibilização de registro do forró, como patrimônio imaterial do país, junto ao IPHAN. Já às 20h, haverá apresentação da Orquestra Sanfônica da Paraíba com artistas convidados.
Na terça-feira, a partir das 9h, no auditório 1, será realizado a mesa de abertura do fórum com rodas de diálogo entre gestores culturais, pesquisadores e produtores a fim de se discutir o registro do Forró enquanto patrimônio imaterial. Haverá durante todo o dia palestras e mesas.
A noite, vai ocorrer um show-manifesto com cerca de 15 forrozeiros entre eles – Sivuquinha, Bibliu de Campina, Pinto do Acordeon e Antônio Barros e Céceu.
No último dia de evento, o público vai encontrar pela manhã duas mesas redondas voltadas ao caráter pedagógico do Forró nas escolas, mediada por Laurita Dias. A tarde, vai acontecer a plenária final e, logo após as deliberações, show-manifesto com diversos artistas.
Para Joana Alves, principal articuladora do Fórum Nacional do Forró de Raiz, esta é a demanda primordial do movimento, criado em 2011 com o objetivo de transformar o rítmo do forró tradicional em Patrimônio Imaterial do Brasil.
O Encontro Nacional de Forrozeiros é uma co-realização entre o Fórum Nacional do Forró de Raiz, o Governo do Estado da Paraíba e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular – NUPLAR / COEP / PRAC / UFPB.