Os Forrozeiros Alagoanos estarão se reunindo no dia 28 do corrente, na próxima QUINTA FEIRA no Complexo Cultural Teatro Deodoro com inicio a partir da 7 h da manhã para discutirem o Registro do Forró como Patrimônio Material e Imaterial e Cultural do Brasil.
Segundo José Lessa o “Fórum do Forró” reúne 13 Estados mais o Distrito Federal que subscreveram o pedido ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que tem a competência de defender e preservar a cultura brasileira.
A aprovação do pedido de registro foi designada através de licitação com a escolha da Associação dos Amigos de Januário da UFPE que é Coordenada por Carlos Sandroni que vai está presente no Fórum de Alagoas para ouvir os forrozeiros alagoanos e prestar informações sobre o andamento dos trabalhos que foi iniciado nos dias 8. 9 e 10 de maio em Recife.
Para José Lessa a presença dos forrozeiros alagoanos é de extrema importância, pois teremos a oportunidade de fortalecer esta luta foi provocada pela Associação Balaios do Nordeste comandado por Joana Alves e pelo Movimento Forró de Raiz e que ganhou impulso com a adesão de Alagoas e demais Estados do Nordeste mais o Distrito Federal.
Em todos os Estados que subscreveram o pedido estão sendo realizados seus respectivos Fóruns para que a Comissão responsável para fundamentação do processo de registro possa obter subsídios, e os alagoanos terão a oportunidade de apresentar suas propostas e mostrar as riquezas que nossos artistas produziram desde o Século XIX.
Os alagoanos tem dado um contribuição ímpar desde o surgimento do Coco em suas diversas manifestações ao Reizado, Fandango e o Pastoril, que culminou com a consagração como forrozeiros como Gerson Filho, Joci Batista, Mestre Zinho e outros grandes alagoanos que surgiram cantando ou tocando nesta manifestações culturais.
Além dos temas apresentados para debates como a preservação do Fole de 8 Baixos e dos Pífanos os alagoanos tiveram o privilegio de apresentar em gravação elétricas a Sanfona de 8 Baixos com Gerson Filho e João do Pife além de gêneros musicais como: coco, rojão,baião e a quadrilha.
As 19h o Fórum será encerrado com a realização um Show no Palco do Teatro Deodoro que foi cedido gratuitamente por Alexandre Holanda que preside o Diteal e dos grandes parceiros para o sucesso de3 evento que marcara a História do Forró Alagoano.