Estamos comemorando 10 anos de existência do site www.forroalagoano.com. Foi exatamente no dia 12 de maio de 2010 que iniciamos nossa atividade com a postagem do LP “Retalhos do Nordeste”, de Gerson Filho, e já ultrapassamos a marca de 1.300 postagens . Tenho certeza que esta página irá perpetuar-se como um verdadeiro Museu Virtual e cumprirá o papel de eternizar a contribuição dos artistas alagoanos na História do Forró.
Por que 12 de maio? Foi nesta data que nasceu Gerson (Argolo) Filho, na Fazenda Mudeis em Penedo, uma cidade nas margens do Rio São Francisco e com grandes tradições culturais e pioneirismo na nossa Historia de Alagoas, como Primeiro Teatro (Sete de Setembro) primeira Quadra de Tenis, Primeiro Clube de Futebol e primeiro Cinema no interior do nordeste.
E não poderia ser diferente com Gerson Filho que nasceu sobre esta influencia de pioneirismo. Foi Gerson que em 1953, no seu primeiro disco de 78 RPM, que apresentou a sanfona de 8 baixos em gravação, com a primeira obra do gênero “Quadrilha na Cidade” e o primeiro baião “Catingueira do Sertão”, gravado neste instrumento tão dificil de tocar, dado as suas peculiaridade.
No mesmo ano de 1953 Gerson grava a composição “Choveu em Minha Roça”, que considero o primeiro forró,  ainda que no selo do LP conste como um baião , mas pouco importa o que realmente  interessa, e mais importa é que esta composição, o próprio Gerson  Filho,  em depoimento a José Batista, afirma que a data dessa composição foi em 1927, quando  ele tinha  apenas 12 anos de idade, ou seja, anterior a apresentado do Baião “Catirina”, no Teatro Nacional, em 1928, cantada por Augusto Calheiros e composta por Jararaca outro grande alagoano de Maceió, e posteriormente gravada  pelo próprio compositor como rojão.
Foi exatamente por sua contribuição a formação do forró, como gênero musical,  que escolhemos Gerson Filho como patrono de www.forroalagoano.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima