Pacatuba, Xexeu, Arripiado, Agrício, Tonho da Toca, Zé Moco, José Lessa, Sandoval, Geo, Xameguinho e Lula Sabiá

É inegável a contribuição dos forrozeiros alagoanos para a história da Música Popular Nordestina, seja no passado com Gerson Filho, Mestre Zinho, Luiz Wanderlei, Benedito Nunes entre outros, ou atualmente com Edson Duarte, Benício Guimarães, Sandoval, Eliezer Setton, Geraldo Cardoiso, Xameguinho, Tião Marcolino,  Messias Lima, só para citarmos alguns. Contudo uma coisa é certa,  a falta de organização da classe tem permitido que os gestores locais só se lembrem dos forrozeiros em época de eleições para arregimentar votos, mas quando chegam ao poder esquecem as nossas tradições culturais e em especial o forró pé de serra,  ao invês de valorizar nossas raizes têm prestigiado as bandas do dito forró eletrônico ou qualquer outro rotulo que queiram dar, pois estas bandas só tem servidor para agredir aos nossos valores, uma vez que na maioria de suas músicas todo homem é cachaceiro ou corno, e, ou, só vive no cabaré, quanto a mulher, que apesar de toda conquista femina na sua luta por igualdade, nas composições dessas bandas toda mulher é rapariga e etc. É hora de dar um basta nisso tudo e lutarmos para garantir nosso espaaços e a cultura nordestina.

Eudes Tenorio de Verde,  Pacatuba, Xexeu, Arripiado, Agrício, Tonho da Toca, Zé Moco, José Lessa, Sandoval ne Geo

Com certeza neste ano de 2012  de uma coisa tenham dúvida  que vamos reagir e realizarmos grandes campanhas pela valorização de nossos artistas. No finalzinho do  ano de  2011 os forrozeiros alagoanos já começaram a reagir e no último dia 09 de dezembro realizaram uma reunião com o objetivo da formação da Associação dos Forrozeiros de Alagoas, a reunião realizou-se no “Forró do Louro” tradiconal casa de forró no bairro do Tabuleiro dos Martins, com a participação de quase 40 integrantes deste movimento, todos com uma vida de dedicação ao forró.

José Lessa fazendo uma exposição sobre o papel da Assciação para luta dos forrozeiross.

Como resultado prático desta reunião foi formada uma comissão Pró Associação composta por Sandoval, Eudes Tenório, José Lessa, Xameguinho e Zé Mocó,  com o intuito de preparar a próxima reunião que acontecerá no dia 09 de Janeiro, às 20 hs. no “Forró do Louro”, além de reuniões em Arapiraca com o pessoal do CTNA – Centro de Tradições Nordestina de Arapiraca sob o comando de Afrísio Acácio, em Palmeiras dos Indios sob a liderança  de Mano Alves, cantor, compositor e locutor, e de Chico Santos, também cantor, compositor e locutor em Santana do Ipanema, com  o objetvio, de já no dia 9 de janeiro, com o objetivo de fazer a integração dos forrozeiros da capital e do interior.

Messias Lima, garantindo seu apoio irrestrito a formação da Associação, ao lado Romildo Freitas e Louro do Forró

No último encontro realizado no Forró do Louro foram aprovadas algumas bandeiras de luta como: participação do forrozeiros locais nas agendas culturais do Estado e Municípios como: “Emancipações, Festejos Juninos, Reveions ou qualquer ato promovido pelo setor público; Lutar pelo recebimento dos direitos autorais, seguridade social, finaciamento ao artista para aquisição de equipamentos, programa de forró na TV Educativa e Rádio Educativa entre outras lutas que serão defenidas pela categoria e encaminhadas aos gestores públicos.

Xameguinho, Ronaldo Vaqueiro, Toninho Guedes, China, Karol, Messias Lima e Romildo de Freitas

Também foi aprovada a convocação do Prefeito Cícero Almeida, por sinal forrozeiros e com vários CDs gravados, para também integrar o movimento, bem como a todos os artistas alagonanos, sejam eles compositores, músicos, cantores, compositores, radialistas, pesquisadores, dançarinos, enfim todos que fazem o genuíno forró pé de  serra.  Rumo a vitória, por uma Associação forte e representativa.é a principal palavra de ordem no momento.

Eudes Tenório (de verde) defendendo a necessidade de criação da Associação dos Forrozeiros

Ao final do encontro os forrozeiros presentes fizem uma confraternização para comemorar o natal e pelo sucesso que será a formação da Associ9ação dos Forrozerios do Estado de Alagoas.

José Lessa, Sandoval, Geo, Xameguinho, Jaçanã e Gerusa

Xexeu, Arripiado, Tonho da Toca do Gaucho e Zé Moco

Feliz 2012 para todos.

Reunião história  realizada no dia 19 de Dezembro para discutir a formação da Associação dos Forrozeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima