Geraldo Cardoso cresceu vivenciando o borbulhar da vida e da cultura maravilhosa das feiras livres do agreste alagoano, em meio às festas de gado e as cavalhadas. Assando o milho verde nas fogueiras de São João, sem perder um bom arrasta-pé, ao som do fole de oito baixos nos forrós de pé- de-serra, que até hoje alegram as noitadas nos fins de semanas do interior nordestino.
A autenticidade do trabalho desse artista, nascido nas ribeiras do Rio Paraíba do Meio, em Quebrangulo, terra natal de Graciliano Ramos o Mestre Graça, vem do berço e está bem viva na alma desse Matuto Cantador, que é capaz de contagiar com a brejeirice de um forró pé-de-serra, o público de todos os cantos do Brasil.
Alagoas vem se revelando como um dos mais promissores cenários musicais no Brasil e tem em Geraldo Cardoso um dos seus maiores representantes, admirado e respeitado por seu talento e profissionalismo.
Fiel a suas raízes culturais, impõe com muito romantismo um estilo próprio ao seu trabalho, recheado de bom gosto por um repertório que conquista facilmente o público, por preservar com autenticidade o ritmo mais popular do povo nordestino: o forró. Suas composições o identificam com a sua regionalidade e a de seus parceiros musicais.
Atualmente com onze discos gravados e 3 DVD’s todos alcançando sucesso, principalmente no Nordeste,
Não é todo matuto que tem o privilégio de sonhar em ser artista e ter a felicidade de concretizar o seu sonho. Esse matuto é hoje um dos artistas regionais mais executados nas rádios em todo o Brasil, tendo a honra de está com a sua música Um Matuto em Nova Yorque inserida na trilha sonora da novela global América. E ainda por cima, ter o luxo de desfrutar das parcerias musicais e da admiração respeitosa dos amigos, facilmente conquistado por esse nosso grande cantador, que está chegando com a corda toda, com o seu novo CD, disposto a cantar para encantar o público como um Matuto de Luxo.
O reconhecimento e a amizade dos artistas já consagrados nacionalmente, como Flávio José e Nando Cordel, que fazem uma participação especial em Matuto de Luxo cantando junto com Geraldo as músicas Agora pense e Tema de Amor, garante a credibilidade, além de valorizar um trabalho, que na verdade é a continuidade de mais de duas décadas de insistente pesquisa da musicalidade e das tradições do povo nordestino.
FORRÓFREVANDO
Em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 Geraldo Cardoso apresentou-se no Carnaval das cidades de Olinda e Recife com o show Forrófrevando onde selecionou clássicos do forró regional, que permanecem na boca do povo,como “Tareco e Mariola”, de Petrúcio Amorim; “Caboclo Sonhador”, de Maciel Melo; “Você endoideceu meu coração”, de Nando Cordel, e muito mais, transformou em ritmo de frevo e caboclinhos, com quatro metais (instrumentos de sopro), guitarra, bateria, baixo, zabumba, sanfona e dois casais de dançarinos. Esse espetáculo já havia sido apresentado anteriormente na cidade de Cândido Sales (BA) e foi um grande sucesso. Geraldo Cardos conquistou até dois dos maiores carnavais do Brasil com inovação musical, onde o forró e o frevo, ritmos tipicamente nordestinos, são executados com maestria.