Colaboração – Claudevan Melo (Memória Musical Alagoana – Facebook) faz parte do acervo pessoal. e texto José Lessa..
Está é mais uma das raridades que o pesquisador e colecionador, alagoano Claudevan Melo, que nasceu na terra do nosso querido Mestre Zinho, concedeu para divulgação em nosso acervo. Este é terceiro disco em 78 RPM da carreira do fenomenal solista de 8 Baixos, Gerson Filho, que deixou uma vasta obra na história da Musica Popular Nordestina, como costumava chamar este movimento também denominado forró pé de serra.
Gerson Filho era daquele tipo de compositor que tudo para ele, a exemplo da música, o lugar, os animais, a natureza, era fonte de inspiração Neste 78 RPM, gravado em 1953 pela gravadora TODOMERICA, ele em depoimento prestado ao pesquisador pernambucano José Batista como gostava de afirma que rancheira ” Canaan” foi uma homenagem a esta rádio situada em Vitória do Espírito Santos.
Já na faixa Mangaba Gerson Filho como nordestino não poderia deixar de homenagear esta fruteira que produz uma fruta do mesmo nome, por sinal, de onde se extrai um dos mais sucos mais saborosos que faz parte da nosso cultura alimentar, e hoje, compõe a relação das plantas ameaçada de extinção, decorrente do avanço da urbanização do litoral nordestino.
Gerson foi músico de sua época,tocou de tudo, e em especial a música que vinha do forrobodó, pois havia naquele período cultural do pais a predominância de ritmos europeus como a quadrilha, polca, marzurca e a rancheira, que chegava ao Brasil, vinda da Argentina via Rio Grande do Sul.
Este artista alagoano, era um inovador, adaptou a quadrilha as nossas raízes, levando a roça e posteriormente levando o Forró para o Asfalto, aliás o nome de seu Programa de Rádio, que ainda hoje esta no ar, e que teve o papel de resistir na defesa da cultura do forró pé de serra como patrimônio da cultura nordestina.
Gerson Filho 78 RPM –
TODAMERICA TA-5.374-a-b – 1953
01. Canaan (Gerson Filho) Rancheira
02. Mangaba (Gerson Filho) Baião
Para baixar este disco. Clique aqui.