Esta é mais uma raridade que o nosso amigo José Batista nos enviou. Este foi o terceiro Disco  de Gerson e por sinal gravado também em 1953. Segundo Gerson Choveu em “Minha Roça” foi sua primeira composição quando tinha apenas 12 anos de idade, portanto em 1927 quando o forró no interior do nordeste já animava as festas juninas e bailes no interior.

Vale destacar que no disco está inscrito que Choveu em minha roça é um baião, contudo observe sua execução e não restara nenhuma dúvida que trata-se de um forró. Em entrevista concedida ao pesquisador José Batista, quando perguntado qual foi sua primeira composição Gerson afirma categoricamente que se tratava de um forró. Como os produtores não conheciam o forró, acredito, que por um lapso ou desconhecimento mesmo da extensão da música nordeste, o que era muito comum, quando de sua gravação consta no selo como sendo um baião.

Eu já ouvi diversos artistas como Joci Batista, Gennaro, Chameguinho, Benício Guimarães, Afrísio Acácio, Sandoval entre outros, e todos comungaram com o meu pensamento, portanto  não tenho dúvida que Gerson Filho foi o percurso do forró como gênero musical.

Gerson Filho – 78 RPM 1953 – TA-5.339-a
Todamérica TA-5.339-a/b

a. Choveu Na Minha Roça     (Gerson Filho)
b. Maracanã     (Gerson Filho)

Para baixar este Disco. Clique aqui.

Colaboração: José Batista -Pesquisador e colecionador pernambucano – faz parte do acervo pessoal. Texto José Lessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima