Colaboração: Kinkas (O VINIL) – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e Texto: José Lessa
Este é um daqueles disco de vinil de um artista que tem um valor que condicionamos chamarmos pelo termo de raridade, não só por ser dificil nos dias de hoje, adiquirimos no mercado de usados, pois data de 1970 o seu lançamento ou pelo próprio fato histórico de ser o primeiro disco gravado na Gravadora Continenta por Gerson Filho e Clemilda, já que ambos seguiam carreira solo na RCA, mesmo Clemilda continuando particiando dos discos do esposo gravando em algumas faixas. Já o presente LP FORRÓ NA PAIOÇA é o que podemos dizer que são de ambos, assim como, é também pelo fato do lançamento de Gerson Filho e Clemilda na nova gravadora.
É notório que Gerson Filho e Clemilda na nova gravadora tem muito mais espaço para demonstrarem todo seu talento não só como solista de 8 baixos e Clemilda como cantora, mas também como compositores, responsáveis por grrades sucessos na histório do forró pé de serra. Em “Forró na Paioça” que além de ser titulo do presente LP é também uma de suas faixas, composição de Gerson Filho e Clemilda, este arrasta-pé, tornou-se uma marca obrigatória nas apresentações pelo interior do nordestes, nas praças pública, circos, cinema, clubes ou nas casa de forró onde se apresentassem, tendo no “Programa Forró no Asfalto” como centro irradior do mais genuino forró pé de serra em um momento em que o forró passava, vamos dizer que por uma fase de caráter recessivo, portanto, não tenho dúvida que “Forró na Paioça” foi um marco de resistência da história da Musica Popular Nordestina.
Basta para tanto se analisar, o repertório e veremos que nove composições são de autoria de Gerson Filho em parceria com Clemilda e as três restantes do genial compositor Juvenal Lopes, que torna-se seu principal compositor durante alguns alguns anos e que neste LP compõe três composições de belissimas, com os arranjos de Gerson Filho e a interpretação de Clemilda a exemplo de : “Dona da Casa” maxíxe, um dos primeiros gêneros musicais brasileiro que Juvenal era um mestre compositor neste gênero, bem como teinha raizes profundas na temárica do folclorore alagoano, assim como Gerson e Clemilda foram pioneiros na transmissão desta alagoaneidade, já em “Oi, Si, Si, Si” arrasta-pé, que merece ser regravado pela juventude forrozeira, pois é uma composição obrigatória em uma seleção dos melhores arrasta-pe na história da nossa musica nordestina, vale ainda destacar outro arrata-pe de Juvenal, “Giroflé-Giroflá” em demonstra um casamento do tom brejeiro seja no solo de Gerson, na forma de cantar de Clemilda ou da poesia de Juvenal.
Este LP é uma obra marcante na vida do casal e da história da Gravadora Continental que acreditou no talento de Gerson e Clemilda que iniciam uma nova história na nova casa. O repertório é composto de três arrata-pé, um maxixe, um frevo, uma quadrilha, uma racheira, quatro forró, e um pagode. Todas as faixas seja para ser ouvida ou dançada são excelentes, mas, ressalto a faixa “Forró na Barroqueinha” que Gerson e Clemilda mostra que o forró sempre teve tradição em Salvador e homenageia a velha Barroquinha com esta faixa com um forró solado como sua genuidade na forma de tocar os 8 baixos no tom natural que era issuperavel e um balanço peculiar.
Agora, o que tem de melhor, mesmo é baixar, ouvir este que foi sem sombra de dúvida um dos melhores discos na carraeira de Gerson e Clemilda, e da história da história da música popular nordestina.
Hoje as 21 horas Clemilda abrirá os festejos juninos em Aracaju e com certeza estarei lá para documenta-lo para o www.forroalagoano.com.
É a volta da nossa Rainha aos Palcos, depois de um ano que fez muita falta.
Viva Gerson Filho
Gerson Filho e Clemilda – Forró na Paioça
Continental – 1970
01. Forró na Paioça – Arrasta-Pé (Gerson Filho – Clemilda)
02. Burucutu – Forró (Gerson Filho – Clemilda)
03. Dona de Casa – Maxixe (Juvenal Lopes)
04. Busca-Pé no Frevo (Gerson Filho – Clemilda)
05. Ô Si, Si, Si – Arrasta-Pé (Juvenal Lopes)
06. Forró na Barroquinha – Forró (Gerson Filho – Clemilda)
07. Quadrilha Junina (Gerson Filho – Clemilda)
08. Adivinhação na Fogueira – Rancheira (Gerson Filho – Clemilda)
09. Segura A Suvela Forró (Gerson Filho- Clemilda)
10. Mulé Prequé – Pagode (Gerson Filho – Clemilda)
11. O Forró Vai Começa – Forró (Gerson Filho – Clemilda)
12. Giroflê, Giroflá – Arrasta-Pé (Juvenal Lopes)
Para baixar este Disco. Clique aqui.
5 comentários em “Gerson Filho e Clemilda – Forró na Paioça”
Essa é um dos Raros discos de Gerson Filho e Clemilda Muito bom gostei
Gostaria que publicassem a naturalidade de Gerson Filho e da Clemilda, pois, até hoje acho que são meus conterrâneos ou seja, Sergipanos. Tenho saudades do Forró no Asfalto, do tema de abertura e do chocalho.Um beijo no coração de Clemilda, que com certeza continua divulgando o nosso verdadeiro som. Aqui em Minas o pé de serra que tocam é o tal de universitário, nada a ver com o legítimo. Um abraço a quem teve a feliz ideia desse blog,gostaria que lembrassem também do Josa o vaqueiro do sertão. Sou Valzinho de Aracaju, apaixonado por forró.
Caro amigo.
Nosso Querido Gerson Argolo Filho, nasceu na Fazenda Mundeis, no Munícipio de Penedo em Alagoas, n0 dia 12 de maio de 1925 e faleceu em 1991, no Hospital São Lucas em Aracaju. E a nossa Rainha Clemilda Ferreira da Silva, nasceu em São José da Lage em Alagoas. e conhtinua morando em Aracaju e está em plena atividade.
PELO AMOR DE DEUS, POSTEM um novo link para esse disco!!! Infelizmente o link do mesmo está desativado. Aguardo pela sua resposta e ajuda quanto a esse meu pedido, ok? Agradeço pela postagem.
Infelizmente só agora é que foi possivel atende-lo, Já esta restabelecido o link. Voltamos a atividade normal com postagem diária.