capa é pra valer

Colaboração: José Lessa – faz parte do Acervo pessoal. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL) e Texto de José Lessa.

Gerson Filho conheceu Clemilda em 196, por sinal, também alagoaona,  e passaram a fazer shows em circos e bailes, juntamente com Jackson do Pandeiro e  Almira, além de principalmente participarem do programa de Paulo Grancindo na Rádio Nacional,  segundo Clemilda era uma exigência do Paulo, até que em 1965 chegou a grande oportunidade e grava três músicas neste  disco, É Pra Valer.

Em è Pra Valer, Gerson Filho grava não só os ritmos nordestino como: forró, baião, Xote e Quadrilha, bem como a música da época como o choro e rancheira. Como sempre, Gerson grava não apenas suas, mais também executa composições de grandes compositores como do Sergipano Josa em parceira com Albuquerque como em, “Choro Sertanejo” uma daquelas músicas que é um verdadeiro convite para que após a labuta na varanda da fazenda num final de tarde ao por do sol numa rede ao lado da mulher amada se escute, claro tomando uns goles de uma boa pinga de cabeça.

Merece destaque especial a participação  e a interpretação de Clemilda em  3 faixas que marcou sua  estria em gravação fonográfica e naturalmente nunca mais parou de cantar, e é natural que  mais tarde tenha se como a Rainha do Forró pelo seu talento pessoal e claro com o apio do Rei dos 8 Baixos. Destaco a interpretação em “Ou Vai ou Racha” composição de Geraldo Nunes e Gerson Filho.

Cmo já disse anteriormente, Clemilda, no último contato que tivemos, me afirmou que foram 28 anos anos juntos,  Foi quando conheceu Gerson Filho, em um restaurante que trabalhava, nas proximidades da Rádio Marink Veiga, onde o já afamado sanfoneiro trabalhava, que sua vida tomou um novo rumo, vindo a culminar no ano de 1967 com gravação seu primeiro LP cantando as 12 faixas “Gerson Filho Apresenta Clemilda” assim iniciou a sua carreira solo, mas sempre participando dos discos do homem que, segundo ela, foi o fato mais importante de sua vida.

Viva Clemilda,
E que Viva sempre entre nós Gerson Filho..

capa é pra valer

Gerson Filho – È Pra Valer – 1965
RCA – BLL – 1316

01. É pra valer – (António Lima – Constantino)
02. Tá bom tá – forró (Paulo Viana – Gerson Filho) Canta: Clemilda
03. Choro Sertanejo  (Josa – Albuquerque)
04. Ou vai ou Racha — quadrilha  –  Geraldo  Nunes – Gerson Filho) Canta   Clemilda
05. Sanfoneiro Diplomado –  Rancheira (Gerôncio Cardoso)
07. Saudade de Propriá (Dilson Dória – Albuquerque) Canta: Clemilda baião
08. Olha a Bronca – quadrilha (Ernesto Pires – Waldemundo Mota)
09. Forró na escadaria – forró (Joca de Castro – Nelson Macedo)
10. Puxinanã – (Antonio Lima e Aguiar Filho)
11. Adeus meu amor (Cândido Cardoso)
12. Quadrilha popular (Demetrio  Silva  e Zé Araújo)

Para baixar este disco. Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima