Colaboração Cicero Prefeitura – Faz parte do Acervo pessoal – é colecionador. Conversão para mp3 Kinkas (O VINIL)  e Texto José Lessa

Para muitos dos admiradores de Gerson Filho este LP é considerado um dos seus melhores trabalhos, nesta fase Gerson já tinha deixado a TODAMÉRICA e ingresado na RCA desde 1958. Nesta fase Gerson estava em plena maturidade musical, conhecido nacionalmente como o Rei dos 8 Baixos. Em Lá  Vai Fumaça, das 12 composições  5 são de sua autoria ou em parceira com grandes compositores como Doca, Zé Araújo, Otávio Filho e Aguiar Filho e grava ainda composições de Ary Monteiro, Demetrio Silva renomados  compositores  que desde a Todamérica que o penedense  ja compunha em parceria ou grava músicas da autoria dos mesmo.

A cada lançamento de um novo LP Gerson Filho firmava-se como um verdadeiro fenômeno do Forró Pé de Serra ou Música Popular Nordestina, como gostava de definir a sua linha musical. Em Lá vai Fumaça , composição de sua autoria e um dos grandes sucessos em sua carreira é um forró daqueles que é apreciado, tanto pelos apreciadores da dança, quanto  por quem gosta de ouvir um excelente fole de 8 baixos. Neste LP Gerson homenageia dois grandes amigos sergipanos de Propriá o seu compadre Bodega e o Patu, com dois forrós arretados de bom.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2012/01/06.-Desengonçado.mp3|titles=06. Desengonçado]

Gerson Filho neste LP grava um forró  em parceira com Otávio Filhon anteriormente grava em 78 RPM “Desengonçado”, uma marca inconfundível dos aranjos do grande mestre, o forró, assim como da quadrilha,  gêneros que foi apresentado pela primeira vez em gravação fonográfica em nosso pais, bem como grava ainda outró forró “Forró na Praia”  de autoria de Demétrio Silva.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2012/01/10.-Forró-na-Praia.mp3|titles=10. Forró na Praia]

Neste ínico de um novo ano, mais uma vez reafirmamos os votos da luta pela valorização dos artistas alagoanos, que deram uma contribuição importante para a afirmação do genuíno forró pé de serra e o papel dos nossos patronos: Gerson Filho e Clemilda e forrozeiros como Mestre Zinho  que se vivo estivesse no dia 03 de janeiro estaria complentando mais um aniversário, Sandoval, Geraldo Cardoso, Edgar dos 8 Baixos, Messias Lima, Luiz Wanderlei, João do Pife, Chico Santos, Benício Guimarães, Afrísio Acácio,  Mno Alves emfim de todos forrozeiros  alagoanos.

Viva o forró pé de serra.

Gerson Filho – Lá Vai fumaça – 1963
RCA – BBL – 1227

01. Bom é esse – Forrró  (Doca – Gerson Filho)
02. Na Bodega do Bodega – Forrró   (Gerson Filho – Doca)
03. Música de Boite-quim (Lourival Faissal – José Cenilia)
04. Forró do Patu  – Forrró   (Zé Araújo – Gerson Filho)
05. Xote em Ribeirão – Xote  (Demetrio Silva)
O6. Desengonçado – Forrró    (Otávio Filho /-Gerson Filho)
07. Baião da meia-noite – Baião (Otávio Filho – Gerson Filho)
08. Lá Vai Fumaça – Forrró   (Gerson Filho)
09. De São Paulo a Rio Grande – Rancheira (Aguiar Filho)
10. Forró na praia  – Forró  (Demetrio Silva)
11. Forró na Rua do Canto  – Forrró  (Aguiar Filho)
12. Toca Moço Gerson Filho – Baião (Ary Monteiro)

Para baixar este disco. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima