Colaboração de Joelson dos 8 Baixos – faz parte do acervo pessoal –  Conversão para mp3  Kinkas (O VINIL) e  Texto: José Lessa

É inddescutivel a capacidade de Gerson Filho, seja como arranjador, compositor, produtor, radialista ou como solista de 8 baixos. Partindo de Penedo para o Rio de Janeiro o menino que iniciou sua carreia aos 12 anos, como já frisamos em comentários anteriores, lançou o presente trabalho no ano de 1978888, este é o 9º disco da Coleção, e parece que sua capacidade era inesgotável. Neste LP todas as composições são exclusivamente suas sem a participar seq1uer de um parceiro. Vale ressaltar que Clemilda participa cantando a faixa “Moça Namoradeira”, mesmo seguindo carreira solo ela sempre participava cantando nos discos de Gerson.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2011/03/10.-Moça-namoradeira.mp3|titles=10. Moça namoradeira]

Em Vol. 9 da Coleção 8 Baixos Brasileiros a maioria do repertório é composto de forró, mas como sempre Gerson Filho, como pioneiro da gravação de quadrilhas,  em seus discos, nunca deixava de grava pelo menos uma composição deste gênero musical, também grava uma musurca “Maisuca na Cuca” e homenageia a capital do forró “Fórro de Caruarú” o Ceará com “Forró em Cajazeira” e o povo paraibano com “Forró Paraibano”, na realidade todas as composições são uma verdadira magia o som extraido dos 8 Baixos como em “Bicho Preto no Salão”.

Merece atenção especial a composição “Na Volta Ninguém se Perde” que além de ser um forró daqueles que seja se ouvindo ou dançando sua musicalidade é impar, mas uma coisa chama atenção é que Gerson Filho se coloca como legitimo representante da Musica Popular Nordestina convoca seus companheiros a o seguirem.  Gerson demostra claramente que tinha uma compreensão mais clara do que chamamos constumeiramente como forró quando nos referimos aos ritmos nordestino como: forró,xote, baião, xaxado, quadrilha, coco, toada etc.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2011/03/09.-Na-volta-ninguem-se-perde.mp3|titles=09. Na volta ninguem se perde]

No presente trabalho Gerson nos aponta uma visão,  já em pelna maturidade musical, ou seja, sua definição como músico instrumentista e a compreensão que o forró é apenas um gênero que se popularizou e passou também a ser entendido como um todo.  Luiz Câmara Cascudo já mencionava que o termo forró como originário don termo Forrobodó como local aonde se dançava alguns ritmos deste gênero musical e Gerson nos dá uma pista, acredito,  mais concreta deste movimento musical que precisa ser aprofundado estudos de caráter científico desta definição que por sua importância musical e também no aspecto da cultura popular brasileira.

Gerson Filho – 8 Baixos Brasileiros – Vol.  9
MusiColor – Continental

01. Bicho preto no salão (Gerson Filho)
02. Forró de Caruaru (Gerson Filho)
03. Quadrilha do Giva  (Gerson Filho)
04. Forró do quereu (Gerson Filho)
05. Boi de touca (Gerson Filho)
06. Forró em Cajazeira (Gerson Filho)
07. Maisuca na cuca (Gerson Filho)
08. Sanfoneiro macho (Gerson Filho)
09. Na volta ninguem se perde (Gerson Filho)
10. Namoraeira (Gerson Filho)
11. Misa na fulo (Gerson Filho)
12. Forró paraibano (Gerson Filho)

Para baixar este disco. Clique aqui

1 comentário em “Gerson Filho – Oito Baixos Brasileiro – Vol. 9”

  1. Excelente trabalho de divulgação, parabéns. Mas, o link para download de Gerson Filho Volume 9 baixa outro cd (Geral Cardoso volume 9). Agradeceria muito se pudesse fazer download desse “LP” de Gerson Filho.
    Obrigado.
    Carlos Roberto – Caruaru – PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima