Gerson Filho - O Forró é Meu- capa2

Colaboração: Eliezer (CONHECIDO POPULARMENTE COMO CLEMILDA) – faz parte do acervo pessoal. Conversão para mp3 – Kinkas (O VINIL) e Texto: José Lessa

Conforme prometemos estamos postando mais uma raridade de Gerson Filho que nos foi enviado pelo Eliezer que é conhecido popularmente como Clemilda por ser fã de carteirinha de nossa Rainha Clemilda Ferreira da Silva. Este disco foi encontrado no lixo por um Pingunço (pessoa que gosta de tomar pinga) e  sabendo que a mesma(o) era fã de Gerson  Filho lhe presentou na certeza que receberia pelo menos um agrado para tomar pelo menos um meiota como se diz por aqui (meia garrafa de cachaça) e imaginem se o tal pingunço soubesse do valor mesmo, com certeza teria pedido uma quantia para tomar alguns litros da branquinha. Mesmo com as limitações da falta de capa e com uma única faixa que não conseguiu ser extraída, apesar da tentativa do nosso colaborador Kinkas proprietário da Loja O VINIL  consegui recuperar 11 das 12 faixas, portanto solicitamos que poder nos enviar a faixa 10 e a capa seremos gratos, pois com esta postagem todas os discos da RCA já se encontram disponibilizados na Internet e o  nosso site em breve publicara o LP Lá Vai Fumaça para iniciarmos a busca pelos Compactos e os 78 RPM.

Com o título de “O Forró é Meu” composição  de Nelson Macedo e Ely Turquine e arranjos de Gerson Filho o Rei dos 8 Baixos nos apresenta um trabalho que demonstra toda sua maturidade musical, que se iniciou em 1953 com lançamentos inéditos como o disco em 78 RPM Quadrilha na Cidade primeira composição do gênero e Catingueira do Sertão primeiro Baião gravado em 8 Baixos, no mesmo ano lança  em 78 RPM o forró “Choveu em Minha Roça” que compôs aos 12 anos. Na realidade O Forró é Meu é uma alusão ao seu pioneirismo pela gravação deste gênero musical que precisa ser reconhecido e no sentido de colaborar para se dirimir qualquer dúvida sobre o assunto, brevemente iremos publicar  um bom material sobre o assunto.

Neste LP Gerson nos apresenta um repertório de gêneros da música nordestina como: forró, baião, arrasta-pé, além de gêneros que imperavam na época como a Rancheira, de origem argentina, e a valsa, gêneros musicais que imperavam antes da explosão do baião que já havia sido gravado por Augusto Calheiros e Jararaca, ambos alagoanos, mas que o Rei do Baião teve o grande papel de popularizar, não só este, mas também outros ritmos nordestino.

O repertório é de excelente qualidade tanto do ponto de vista musical como da qualidade de seus compositores com nomes com Constantino, Aguiar Filho, João Barone, Nelson Macedo, Cândido Cardoso, Florival Ferreira entre outros e temos ainda José Chaves, irmão de Pedro Chaves, sergipano de Própria e grande amigo de Gerson e de Luiz Gonzaga, e naturalmente composições suas ou em parceria.

Em todas as faixas Gerson Filho retira um som mágico de sua sanfoninha de 8 baixos como ele gostava de se referir carinhosamente a este instrumento que apresentou ao Brasil e o tornou uma figura legendária como  representante dos ritmos nordestino. Contudo não podemos deixar de citar as composições “Rodamoinho”, “O Canto do Pitiguari”, que infelizmente não foi possível recuperar, pois no LP havia uma queimadura exatamente nesta faixa, além de  “Manê Fulô” e o “Baião dos Romeiros” ambas com acompanhamento de um coro. Como se pode observar, para quem aprecia uma música de excelente qualidade é imprescindível se referir ao tratarmos de obras tão magnificas.

Em virtude de limitação do sistema a única faixa que podemos disponibilizar na tela é o xote  Zé da Venda  composição  de João Barone e Olegário Bastos. Contudo o restante das faixas basta você baixar para seu computador e ter o prazer de ouvi-las e re-ouvilas, pois como sempre Gerson Filhos nos deixou um rico acervo do qual O Forró é Meu está entre uma das melhores obras primas do popularmente conhecido forró pé de Serra.

Gerson Filho - 1964 - O forro e meu - capa verso

Gerson Filho – O Forró é Meu
RCA – BBL – 1273

01. O Forró é  Meu (Nelson Macedo e Ely Turquine)
02. Samburá de Peixe Miúdo – Baião (Gonstantino-Aguiar Filho)
03. Pica-Pau – Rancheira-rasqueada (Delmiro Ramos-Audemir Silva)
04. Diabinho Maluco – calango (Augusto Messias-José Guimarães)
05. Zé da Venda –  Xote  (João Barone-Olegário Bastos)
06. Caminhão do Norte — Arrasta-pé (Constantino-Aguiar Filho)
07. Rodamoinho – Arrasta-pé (Gerson Filho e José Chaves)
08. Mane Fulô –  Baião (Joca de Castro e Nelson Macedo)
09. Não me Negue Não –  Rancheira (Florival Ferreira e Constantino)
10. O Canto d o Pitiguari –  Sambaião (Constantino-Nelson Macedo)
11. Pensando em Você –  Valsa (Cândido Cardoso),
12. Baião dos Romeiros (Gerson Filho-Adão Ferreira)

Para baixar este Disco. Clique aqui

3 comentários em “Gerson Filho – O Forró é Meu”

  1. jose maria fernandes

    um bom lp raro, voces saberiam me4 dizer se Gerson Filho gravou na milonga da sanfona, pois eu vi este lp há muito tempo atras, ele esta em pé na capa do Lp com uma roupa marrom

  2. Olha, navegando pela net encontrei seu blog hoje e fiquei muito feliz com seu acervo, eu sou de Mato Grosso mas sou apaixonado pelo forró pé de serra, tenho um blog que se chama: Forró tem que ser coladinho, e nele divulgo o melhor do forró pé de serra com ajuda dos visitantes que sempre que podem compartilham seus maravilhosos discos e Cds comigo e com todos nós, gostei muito de seu blog e vou até colocar o link do seu no meu para que meus visitantes possam conhecer seu belo trabalho também, não tenho muitas postagens porque são poucas pessoas que me ajudam, mas vou fazendo que posso para divulgar ainda mais esta maravilhosa musica que é o forró pé de serra.

    Fique com Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima