Gerson Filho - O Rei dos 8 Baixos

Colaboração de José Lessa – faz parte de sua coleção particular. Conversão mp3 O VINIL.  Capa: Cícero Prefeitura – Texto: José Lessa.

O site Forró Alagoano, em seu manifesto de lançamento datado de 12 de maio (nascimento do mestre) do corrente ano, anunciava que tinha escolhido como patronos Gerson Filho e Clemilda por representarem uma expressão viva da alagoaneidade ao transmitir através de suas composições as mais legítimas manifestações culturais alagoana e nordestina. Dessa maneira compreendendo o que representa o período dos Festejos Natalinos para o nosso povo é que resolvemos presentear a todos que colaboram diretamente ou indiretamente para o êxito de  www.forroalagoano.com, com uma das mais  raras obras deste solista alagoano que é o LP O Rei dos 8 Baixos.

Agradecemos ao colecionador Cicero Prefeitura, como é popularmente conhecido entre nós, aqui em Maceió, pois sem a cessão da presente capa não poderíamos realizar nosso intuído de presentear ao povo brasileiro com uma obra tão valiosa da “Música Popular Brasileira e Nordestina” como define o compositor Eliezer Setton. O Rei dos 8 Baixos foi uma homenagem muito mais que merecida, sem sobra de dúvidas, prestada a este alagoano de Penedo, que aos doze anos de idade (1937) tocou, oficialmente, em um baile, época em que realiza suas primeiras composições, como  o forró Choveu na Minha Roça, gravado em seu segundo disco em 78 RPM..

Conforme texto da contra capa do Rei dos 8 baixos o autor diz que é indiscutível, por A mais B, que Gerson Filho provou que era o melhor, o mais brilhante dos solista  de 8 Baixos, notadamente não por ter sido o percurso em gravação em fole de 8 baixos  em nosso país, que o compositor e solista com sua dedicação elevou este  instrumento a mesma magnitude do  violino, do piano, do Acordeon ou dos instrumentos de sopro, por tudo isto é que o Título ao mesmo de Rei dos 8 Baixos foi muito mais que merecido, é um reconhecimento ao talento e aos seus esforços.

Em o Rei dos 8 Baixos, Gerson apresenta um repertório composto de três Quadrilhas, aliás, primeira composição e gravação deste gênero musical no Brasil ocorrido no ano 1953, pela Gravadora Todamerica. No LP O Rei dos 8 Baixos ele grava: cinco forró; um rasqueado, (gênero musical de origem gaúcha); um xote; uma rancheira (gênero musical de origem argentino, que imperava naquele período) e uma valsa, modalidade musical muito popular e  anterior ao surgimento forró que também  encontraremos  fartamente na obra do Rei do Baião Luiz Gonzaga. A versatilidade na execução de suas composições ou nas composições de renomados autores que lhe confiaram os arranjos, a exemplo de João Silva, parceiro do Rei do Baião, que tem uma Participação Especial no LP do  Rei dos 8 Baixos, seja compondo ou  cantando, como na faixa “Ô Lia” em parceria com Gerson. Neste LP Gerson compõe ou grava com  renomado compositores como: Ari Monteiro no xote Dibuiando e no Forró Roedeira,  e  com Aguiar Filho, Orlando Vila, Jayme Gaspar, João Barone dos mais requisitados e obrigatório nas obras dos artistas mais renomados. Merece destaque também, participação do Velho Guerreiro  “Chacrinha” em a Sanfona do Barbino.

 

No comentário da contra capa deste disco o autor diz que Gerson Filho, neste LP, grava apenas duas composições de sua lavra, contudo, vale ressaltar, que talvez a época, por ser um segredo da gravadora ou do artista, que o compositor Penedo é um dos pseudônimos (vale registrar também Baianinho da Sanfona e Zé Piaba) usado por  Gerson, portanto Tradição de Penedo e Dança do Arara ambas “quadrilha” assim como já frisamos “Ô Lia” são de sua autoria ou seja ratificamos que são cinco as  composições do Rei, fato registrado, conforme entrevista em áudio que Gerson Filho concedeu, em 12 de julho de 1989, pouco antes de sua morte, ao pesquisador  pernambucano  José Batista, na cidade de Aracaju, falando de suas gravações em 78 RPM, na Todamérica e que brevemente iremos publicar na integra.

Enfim, agora você já pode ouvir e apreciar os belos solos deste  artista que é um orgulho nosso em tê-lo como patrono do nosso site. Se os irmãos pernambucanos tem o orgulho de ter o Rei do Baião nos alagoanos temos a honra de ter o Rei dos 8 Baixos e das quadrilhas. Feliz Natal para todos. Viva Gerson Filho, pois temos a  certeza que estamos contribuindo para  imortalização  da obra do mais notável solista de 8 Baixos.

Gerson Filho - O rei do 8 Baixos - verso

Gerson Filho – O Rei dos 8 Baixos – 1961
RCA – BBL 1109

01. Tradição de Penedo – quadrilha (Penedo)
02. Rasqueado Morena – rasqueado (João Barone e Aloisio Florentino)
03. Não é mole não – forró  (Aguiar Filho e Aldemar Magalhães)
04. Dibuiando xote (Gerson Filho e Ary Monteiro)
05. Forró no claro – forró (João Silva e Aguiar Filho)
06. Dança da arara – quadrilha (Penedo e Ataíde Pereira)
07. Sanfona do Balbino – quadrilha (João Silva e Abelardo Chacrinha Barbosa)
08. Roedeira – forró (Ary Monteiro e Gerson Filho)
09. Noite paduana – Valsa (Paulo Miranda e Luiz Viana)
10. Forró do capitão – forró  (Orlando Villa)
11. Maria bonita – rancheira (Aguiar Filho e Jayme Gaspar)
12. Ô Lia – forró (João Silva e Penedo) canta João Silva

Para baixar esse disco, Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima