Quadrilha Brasileira, segundo Leo Rugero é um dos maiores sucessos do mercado fonográfico brasileiro, gravado em 1967, que ainda hoje continua em catálogo. Gerson Filho não foi somente o primeiro a gravar, em 1953, a primeira modalidade deste gênero musical, a Quadrilha com a composição “Quadrilha na Cidade” , mais foi também o artista que mais gravou essa modalidade musical presença quase que obrigatória em seus LP, sendo que dois de seus LP foram só exclusivos com quadrilhas, esse de 1967 e Quadrilhas com Gerson Filho em 1962.
A Composição “Quadrilha Brasileira” foi gravada pela primeira vez em 78 RPM em 1958, e posteriormente em 1967 transformou-se no LP Quadrilha Brasileira que também é uma uma de suas faixas, composição de Gerson Filho e Aguiar Filho. Vale ressaltar que somente a faixa “Sanfona do Barbino” composição de João Silva e Abelardo “Chacrinha” Barbosa, o velho guerreiro, não pertence ao Rei dos 8 Baixos, pois as demais são de sua autoria ou com alguns parceiros.
Em entrevista (depoimento) prestada ao pesquisador pernambucano José Batista Alves, em 29 de julho de 1989, Gerson Filho afirma ter utilizado alguns pseudônimos e entre eles, destaca: Penedo, Zé Piaba e Baianinho da Sanfona, portanto 11 das 12 composição são de sua autoria.
Outro fato que vale ressaltar na obra de Gerson Filho é que ele gravou mais de 587 composições de sua autoria. Contudo a única que este solista de 8 baixou gravou cantando foi a composição de sua Autoria “Vadeia Gente”
Viva o Rei dos 8 Baixos.
Gerson Filho – Quadrilha Brasileira – 1967
RCA – 107.0019 – CAMDEN – CALB – 5117
01. Quadrilha do Cabo (Penedo)
02. Sanfona do Barbino (João Silva – Abelardo “Chacrinha” Barbosa)
03. Tradição de Penedo (Penedo)
04. Vadeia Gente (Penedo)
05. Quadrilha das Crianças (João Silva – Gerson Filho)
06. Ou Vai ou Racha (Geraldo Nunes – Gerson Filho)
07. Quadrilha Brasileira (Gerson Filho – Aguiar Filho)
08. Dança do Arara (Penedo – Ataíde de Pereira)
09. Varandão da Fazenda (Gerson Filho – Rangel)
10. Meu Sertão, Meu Sertãozinho (Gerson Filho – Sebastião Rodrigues)
11. Aguenta o Banzeiro (Gerson Filho – Miguel Lima)
12. Fim de Baile (Penedo)
Para Baixar este disco. Clique aqui.
2 comentários em “Gerson Filho – Quadrilha Brasileira”
Por que não posta os CDS de Zé de Zilda volumes 5 e 6
Infelizmente não possuo os respectivos CDs, se poder mardar uma cópia para [email protected] com certeza teremos a honra de publicar.