Colaboração: Afrísio Acácio para o acervo de www.forroalagoano.com e texto José Lessa.
Agradeço ao amigo Afrisio Acacio por me enviar esta preciosidade, que felizmente tive a oportunidade de assistir diversas vezes, tanto na Rádio Difusora de Sergipe (atualmente Aperipê) e na Rádio Liberdade. Felizmente temos agora a oportunidade de assistir um Vídeo de Gerson Filho se apresentando ao vivo ao lado de Lourinho do acordeon e ao pandeiro seu Oscar popularmente conhecido como o neguinho da alma branca, sem nenhum contexto racista.
Gerson Filho, foi músico contratado das Rádios: Guanabara, Tamoio, Marink Veiga, Rádio Nacional, Rádio Liberdade e Difusora de Sergipe. Poucos foram os artista que tiveram uma ligação tão extraordinária como ele. Vale ressaltar que antes de se fixar em Aracaju em 1969 e Lançar o Programa Forró no Asfalto, Gerson e posteriormente com Clemilda contratava horário em Rádios para divulgarem o lançamento de seus discos. Gerson Lançava no mínimo dois LP por ano, sem contar em fita cassete e CD.
Artista com uma discografia invejável, Gerson Filho Gravou 17 disco 78 RPM pela Gravadora Todamerica e 18 discos 78 RPM, 16 LPs pela RCA e mais de 25 pela Continental, além de lançar LPs com o Pseudônimo de Baianinho da Sanfona, Zé Piaba, participar como produtor dos LPs dos amigos Meloso (Pastoril do Meloso) e Betinho com Regional no LP Vamos Dançar Quadrilha e Forró sem Briga.
Alagoano de Penedo, Gerson Filho representava a época áurea de Penedo, que tinha um porto Fluvial que ligava esta cidade ao mundo e integrava parte do nordeste, principalmente da região do semi árido, o contato com a música do cangaço e a influência de Zé Moreno ao ouvi-lo tocar os 8 Baixos. Gerson teve influência decisiva cultura negra através do Folclore, onde começou sua atividade musical e que se manteve presente em sua obra, além da cultura europeia que exercia em Penedo através do comércio internacional, principalmente do ingleses, franceses e italianos que dominava o comercio local.
Pioneiro da Sanfona de 8 Baixo em Gravação fonográfica, compôs e gravou “Quadrilha na Cidade” primeira obra do gênero e “Choveu em minha Roça” forró. Gerson Filho é patrimônio de Alagoas e do Brasil.
Assista e deixe seu comentário.
Para assistir este Vídeo. Clique aqui