O Forró mostrou sua força no I Festival Itinerante Palco Móvel do Forró José Lessa

Nessa sexta-feira,  25 de julho, a Associação dos Forrozeiros de Alagoas – ASFORRAL,  concluiu, de maneiro esplendorosa, com Chau do Pife e Anderson Fideles,  o  cronograma de apresentações do I Festival Itinerante Palco Móvel do Forró José Lessa,  exitoso Projeto que levou o Forró para cinco praças, na cidade de Maceió e uma no histórico município  alagoano de Penedo.

Rosiane Pedrosa e Anderson Fidelis (Foto: Karol Lessa . forroalagoano.com.br) Rosiane Pedrosa e Chau do Pife (Foto: Karol Lessa.forroalgoano.com.br)

O Palco Móvel José Lessa, visitou a Praça Xisto Gomes, no bairro do Jacintinho,  Praça da Quadra, no bairro Petrópolis, a Praça Emidio de Carvalho, em Riacho Doce, Praça Centenário, no bairro do Farol, Praça 12 de abril, no município de Penedo,  encerrando na Praça Jornalista Denis Agra, no bairro do Poço, em mais uma ação cultural que  visa dar acesso à cultura, de forma gratuita e inclusiva,  resgatar, difundir e valorizar o forro dando visibilidade aos  seus intérpretes, além de gerar emprego e renda, basta ver a cadeia produtiva do forró, que  se formou em tornos desses eventos culturais.

Foto: Karol Lessa . forroalagoano.com.br

Nessa atividade 12 (doze) grupos musicais se apresentaram, Vicente de Paula; Edgar dos 8 Baixos, Fineza e Trio Nordeste Valente, Alex Cajuá, Valério do Sertão, Rogério Nicacio e Trio Xodó Beleza, Lú Tenório, Banda de Pífano Fulô da Chica Boa, Anderson Fideles, Chau do Pifé e os grupos culturais penedenses,  Luiz Mumbaça e Toninho Copacabana, além de um casal de dançarinos que realizaram aulões coletivos ensinando os passos tradicionais do forró, bem como a dinâmica da quadrilha junina, oportunizado aos presentes experienciar essa importante manifestação das tradições nordestinas.

Foto: Karol Lessa . forroalagoano.com.br

O I Festival Palco Móvel José Lessa,  que  homenageia o idealizador desse projeto, José Lessa Gama, falecido em 30 de agosto de 2023, cumpriu seus objetivos e nem bem terminou,  já deixou saudade, tanto que já está sendo planejado o II Festival ,  que terá início no mês de setembro e dessa vez será temático, ou seja, em cada Praça, será homenageado um artista alagoano que tenha contribuído para a formação do forró, como gênero e movimento cultural, a exemplo de Clemilda, Gerson Filho, Jacinto Silva, Mestre Zinho, entre outros.

Viva o Forró, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas e do Brasil !!!!

Valério do Sertão. Foto: Karol Lessa . forroalagoano.com.br Fátima, Rosiane e Celina. Foto: Karol Lessa . forroalagoano.com.br

Deixe um comentário

Posts relacionados

Rolar para cima