Ibeji é alagoana, filha de Luiz Albuquerque de França, natural de Viçosa, ex Governador de Alagoas, na década de 1930. Quem me falou primeiro sobre está fabulosa cantora foi o nosso amigo e grande ator alagoano Chico de Assis, que a conheceu em São Paulo, ao lado do grande compositor e folclorista Antonio Trajano, autor da célebre composição Guerreiro Alagoano.
Sinceramente gostei muito do trabalho de Ibeji, por ser uma excelente cantora, e por outro lado, por representar uma das principais vertentes da cultura afrodescendente que foi fundamental na formação deste gênero musical, convém ressaltar, que muitos não conhecem, mas antes de se utilizar o zabumba no forró utilizava-se o Mele, espécie de atabaque, como instrumento de percussão. Outro fato relevante é que seu nome é Maria Albuquerque, porém adotou “Ibeji”, que significa gêmeas, na religião afro. Vale ressaltar que com sua irmã lançou outros trabalhos como, “As Rainhas do Folclore”, que também postamos, recentemente.
Mais vamos ao assunto principal que é o LP “Ibeji – No Forró Hoje eu Quero” que apresenta um repertório muito bem elaborado e com excelentes arranjos do também alagoano Henauro, que nasceu em Lagoa da Canoa terra de Hermeto Pascoal.
Ibeji é tão boa cantora quanto Clemilda ou Marinês, aliás tem muitas semelhanças, sem contudo imita-las, bem como é uma grande compositora. Destaco a composição “Padre Cícero” e “Gogó da Ema” está última em alusão ao nosso famoso coqueiro que foi um dos símbolos da nossa Maceió.
Ibeji – No Forró Hoje eu Quero
Chororó – 1988
01. Padre Cícero (Cláudio Camargo – Ibeji)
02. Canto do Sabiá (Cris)
03. Gogó da Ema (Ibeji)
04. Hoje eu Quero (Vanderlei Martins – Ibeji
05. Balão Mensageiro (Chico Nunes – Ibeji – Júlio Reis)
06. Pregão (Ibeji – Wanderlei Martins)
07. Anel de Ouro (Ibeji – Wanderlei Martins)
08. Cidade Veneza (Henauro)
09. Forró do Bom (Ibeji – Júlio Reis)
10. Aconchego (Cris)
11. Coração Apaixonado (João Caetano)
12. Fogo do Amor (Viannez)
Para baixar este Disco. Clique aqui.