Targino Gondim, curador do festival e Celso Carvalho, diretor geral e idealizador do Festival Internacional da Sanfona.(Foto: Portal SG/Divulgação)
A 3ª edição do Festival Internacional da Sanfona, que aconteceu, neste ano de 2015, em Juazeiro e Petrolina, de 14 a 18 de julho, homenageou os ícones da sanfona, Camarão e Dino Rocha.
Reunindo instrumentistas de todas as regiões do país, a exemplo de Osvaldinho do acordeon, Toninho Ferragutti; Targino Gondi, Bebe Kramer; Chico Chagas; Dino Rocha, entre outros, além de nomes internacionais.
Foto: www.saojoaonabahia.com.br
O Festival teve uma programação extensa e eclética. Concursos, exposições, oficinas, workshops e shows nacionais e internacionais, exaltarão a cultura popular nordestina, tantas vezes desprezada em grandes eventos e meios de comunicação.
Foto: www.rádio Jacuipe,com.br
O encerramento foi com a grande forrozeira Elba Ramalho, que se apresentou para um ´público, segundo os patrocinadores, estimado em 40 mil pessoas.
Foto: www.festivaldasanfona.com.br/
É fácil perceber, amigos forrozeiros, que a bandeira do forró continua alta e soberana. Estamos juntos na tarefa de torná-la cada vez mais firme na cultura popular nordestina, nossa cultura.
Parabéns a Targino Gondi, curador do evento
Viva o forró, firme e forte na cultura popular nordestina e brasileira!!!
Rosiane Pedrosa