Não conhecia o trabalho de Ibejy, ou melhor das irmãs alagoanas, filhas do ex Governador de Alagoas Luiz de França Albuquerque, natural de Viçosa, que governou Alagoas na década de 30, e de Maria Morgado Fortes de Albuquerque. Foi graças a contribuição do amigo Chico de Assis, que me falou da sua convivência com Ibejy em São Paulo. Segundo Chico de Assis, foi através Antonio Trajano, compositor, cantor e folclorista, autor da composição Guerreiro Alagoano, gravada por Clemilda e João do Pife, que teve a oportunidade de conhecer estas duas figuras, extremamente comprometidas na defesa da cultura afro brasileira.
Neide e Maria Albuquerque, ou Ibeji Albuquerque e Ibeji Idaiá ou ainda Ibeji Maria e Maria Ibeji! que em nagô ‘ibi’ significa parir e ‘eji’ denota dois. Há devoção e crença do povo iorubá nas bonanças trazidas a uma família pelo surgimento de gêmeos.
As irmãs Ibejy mostra claramente a influência da contribuição afro na consolidação do forró como movimento musical que representa a alma nordestina e que a música negra foi essencial, na verdade o forró não tem sua ligação somente no termo “Forrobodó”, mais essencialmente da musicalidade dos ritmos, como o coco e o samba que tiveram nos Quilombos a liberdade para demonstrar sua criação e miscigenação cultural.
A importância musical das Irmãs Ibeji foi fundamental quando mostra a força e a contribuição em seus arranjos, mostrando os sons marcantes dos atabaques e cantando, de uma forma bem clara a influência do candomblé no coco e no baião que nos remete aos trabalhos dos grandes mestres, como Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Venâncio e Corumba, Joci Batista, Gerson Filho e Mestre Zinho entre outros. As irmãs Ibeijy são autênticas e mostram que não é somente o samba que trás profundas influências dessa contribuição cultural africana no Brasil.
Irmãs Ibejy – As Rainhas do Folclore
OMB – 1967
01. Capoeira (Joel Bandeira)
02. Prece a Xangô (Irmãs Ibejy)
03. Dança do Uruanã
04. Gorro Vermelho (Irmãs Ibejy)
05. Bambolê (Irmãs Ibejy)
06. Tudo é Samba (Irmãs Ibejy)
07. Mensagem a São João (Corôa – M. Ferreira)
08. 17 Na Corrente (E. Ferreira – M.F. Alves)
09. Roda Pião (Zé da Rita)
10. Domingo Sem Eu (Jorge Paulo – Candango do Ipê)
11. Sinhá (Tony Rocha)
12. Você Acha Que Pode (Irmãs Ibejy)
Para baixar este Disco. Clique aqui.