REPUBLICAÇÃO – postado

originalmente em 2010

“Só não dança quem não quer” titulo do presente CD é também uma das faixas composta por Jacinto, é um disco recheado dos ritmos nordestino e como diz o produtor deste CD Zé da Flauta “Um forró com Jacinto Silva  faz qualquer salão pegar fogo e só não dança quem não quer”. Basicamente toda as composição são deste gênio e como poucos soube transmitir os costumes e as dificuldades enfrentadas pelos nordestino de uma forma lírica,  lúdica e poética.

“Se o tempo voltasse” composição de sua autoria é uma autobiografia e estão ai duas figuras que sempre estava a lado a lado na sua  vida e que tiveram papel fundamental na sua arte de cantar e encantar;  Jacinto nunca esquecia sua mãe biológica, para a qual, nesse  trabalho, homenageia com a música “minha primeira professora” nem a outra mãe, a terra Palmeira dos Índios, princesa do agreste alagoano, sempre  presente nas lembranças de sua infância. Vale a pena destacar a participação de Silvério Pessoa na música  “Teste para Cantador”.

Foi a partir dai que o coco surgiu e  veio a se transformar primeiro em uma manifestação folclórica  e depois musical (coco de roda, coco de embolada, coco e todas as suas variantes). Foi nesse ambiente de solidariedade e da  forte influência da cultura afro e indígena, miscigenada com a cultura europeia que saiu a música do mestre Jacinto.

Finalizando, solicitamos aos admiradores de Jacinto Silva, que nos envie material (fotos, depoimentos, recorte de Jornais e disco) para publicarmos e mostramos as novas gerações a obra do gênio que foi o Jacinto, não apenas dos alagoanos, mas o Jacinto também dos pernambucanos e patrimônio do povo brasileiro. Jacinto continua e continuara sempre nos nossos corações.

Jacinto Silva – Só Não Dança Quem Não Quer
Mangue – 2000

01. Chora bananeira (Onildo Almeida – Jacinto Silva)
02. Só não dança quem não quer (Jacinto Silva)
03. Fumando mais Tonha (Zé da Flauta)
04. Se o tempo voltasse (Jacinto Silva)
05. Carreiro novo (Jacinto Silva)
06. Coco trocado (Jacinto Silva)
07. Aboio de um vaqueiro (Jacinto Silva)
08. Minha primeira professora (Jacinto Silva)
09. Teste para professora (Jacinto Silva)
10. Toda moça é uma flor (Jacinto Silva)
11. O rato comeu (Jacinto Silva)

Para baixar este Disco. Clique aqui.

Colaboração de Eraldo Cavalcante – faz parte da coleção pessoal. Texto: José Lessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima