Este ano estamos comemorando o Centenário de Jackson do Pandeiro uma das figuras mais importantes da História do Forró qual prestamos nossa homenagem, paraibano de Alagoa Grande na Paraíba. Jackson em depoimento a TV Cultura fala do pioneirismo do alagoano Jararaca em que pede o reconhecimento da importância desta ilustre artista como o apresentador do “Rojão” ao povo brasileiro.

Em “Cina de Cigarra” gravado em 1972, Jackson do Pandeiro regravou a composição de autoria de Jararaca “Catirina” que foi apresentada em 1928 no Teatro Nacional como “Baião” e em 1930 foi gravada por  ele próprio em 78 RPM (mídia da época) e que Jackson com sua generosidade prestou esta homenagem a este artista que deu grande contribuição a História do Forró.

Além de Jararaca O Mestre Jackson o “Rei do Ritmo”, gravou também outros artistas alagoanos como Gerson Filho (Xodó de Sanfoneiro), Florival Ferreira e Durval Vieira e Joci Batista  “Alô Palmeira dos Índios”.

Vale destacar, que Jackson do Pandeiro, Almira Castilho e Gerson Filho trabalharam juntos na Rádio Nacional do Programa do também alagoano Paulo Gracindo na década de 60.

Viva o Forró.

Viva Jackson do Pandeiro.

Jackson do Pandeiro – Cina de Cigarra
CBS – 1972

01. Eu e Dona Maria
02. Mania de Mangar
03. Catirina
04. Nem Vem que Não Tem
05. Coração Velho
06. Marieta
07. O Puxa-Saco
08. Feito de Manteiga
09. Sina de cigarra
10. Você já Era
11. O Lavrador
12. Chico Hora

Para baixar este Disco. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima