Artistas e público se reencontraram por meio de transmissões ao vivo no YouTube

A receptividade do público às lives do São João 2020 – O Arrasta-pé é na Sua Casa promovidas pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral), foi comemorada por todos os envolvidos na produção do evento.
Com transmissão ao vivo pelos canais da Prefeitura de Maceió e do Forró Alagoano no YouTube, as lives realizadas nos dias 23, 24 e 28 e 29 de junho contaram com a participação de inúmeros artistas locais e a visualização de mais de 21 mil internautas. Mesmo em tempos de isolamento social por conta da Covid-19, o público pôde se deliciar com o mais autêntico forró pé de serra, mantendo viva a tradição das festas juninas.
Nomes consagrados desse ritmo tipicamente nordestino, como Rogério Nicácio, Anderson Fidélis, Alisson Cunha, Joelson dos 8 Baixos, Xameguinho, Jaques e Eliezer Setton, Chau do Pife, Lula Sabiá, Guga Max, Tião Marcolino, Messias Lima, Sandoval, Gil Neves, Milla do Acordeon, Irineu Nicácio, entre outros, acompanhados de trios de forró, fizeram a alegria das noites de São João e São Pedro.
A experiência foi classificada como bastante positiva pela diretora-presidente da Fmac, Vania Amorim. Segundo ela, a expectativa era muito grande diante de um cenário totalmente inusitado e foi preciso se adaptar aos novos tempos impostos pela pandemia.
“Nos empenhamos ao máximo para que a data fosse comemorada como se deve. Além de manter viva nossa tradição, as lives foram fundamentais na geração de renda para muitos artistas que tiveram suas atividades prejudicadas, justamente em um período que costuma ser bastante produtivo. Foi necessário reinventar a forma de trabalhar, e a internet foi nossa maior aliada nesse processo”, afirmou Vania Amorim.
O cantor alagoano Eliezer Setton, um dos participantes da live da Prefeitura, acostumado aos grandes públicos dos diversos shows nos quais já se apresentou ao longo da sua carreira, destaca a importância da internet nesse momento de pandemia. Segundo ele, as redes sociais tiveram um papel decisivo nesse ano de 2020, permitindo que o mundo inteiro se interligasse por meio da tecnologia.
“Nesse São João, ano que ficamos sem o palco, de frente para o público, os nossos gestores públicos atuaram com decisão, particularmente a Prefeitura de Maceió, em parceria com a Associação dos Forrozeiros, que proporcionou que nós, artistas, nos apresentássemos para o mundo inteiro, por meios das redes sociais”, enfatizou.
Com 15 anos de carreira, divididos entre tributos ao rei do baião, Luiz Gonzaga, e projetos autorais, o sanfoneiro e cantador Anderson Fidélis diz que ficou muito feliz em participar do projeto São João 2020 – O Arrasta-pé é na Sua Casa e de muitas outras iniciativas da Fmac na promoção da cultura ao logo desses últimos oito anos.
“Em um momento tão delicado como esse, onde a gente se mantém distante do público, o meio mais eficaz de chegar próximo dele, de reabraçá-lo, é através das tecnologias, da lives, entrando nas casas e cantando. Eu fico muito honrado de ter feito parte deste momento”, enfatizou.
O locutor Cleberson Sam fala do desafio de ter apresentado os quatro dias de lives do São João 2020. “Já fiz apresentação de shows e cerimoniais, mas, em 17 anos de profissão, nunca havia feito uma live. Essa pandemia pegou todo mundo de surpresa e a gente teve que se reinventar. É tudo muito diferente, um desafio e tanto”, disse.
Soraya Leite -Ascom Fmac
Matéria publicada na pagina inicial da FMAC  (http://www.maceio.al.gov.br), em 30/05/2020 .

2 comentários em “Lives do São João 2020 registram mais de 20 mil visualizações”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima