Colaboração: Oséas (MUSEU DO DISCO ARAPIRAÇA) – faz parte do acervo pessoal  –  Conversão para mp3 e Texto José Lessa.

 Mané Baião nascido em Palmeuiras dos Indios uma das principais cidade do agreste alagoano,  nesse LP nos apresenta 12 músicas, das quais assina nove, sempre em parceria,  a exemplo de Pagode no Guarani, que também dá nome ao LP Mané Baião e seus Cangaceiro”, na qual faz referência ao pagode na Fazenda Guarani “que faz estremecer o chão em Palmeira dos Índios e toda região”. Convém lembrar que Guriatã de Coqueiro, seu parceiro nessa música é alagoano de Santana do Ipanema, foi o  pionerio no lançamento na Literatura de Cordel em  São Paulo.

Nesse trabalho Mané Baião demonstra uma forte influência do folclore alagoano, como se pode perceber claramente, em especial nas faixas “Lino Verde” de Antonio Trajano e Amalia Cerqueira e ” Beata Mocinha” de Manézinho Araújo – Zé Renato. Aqui também é importante lembrar que Antonio Trajano, compositor  e mestre de Guerreiro é penedense, terra de Gerson Filho, e autor de  “Guerreiro Alagoano”,  composição gravada pela  Rainha do Forró, Clemilda, e também por   João do Pife,  entre outros..

Sem sobra de dúvidas, “Pagode no Gurani” de Mané Baião tem um repertório impecável e sua poesia tem um  tom brejeiro realmente ligada as raizes alagoano e do ponta de  vista musical tem a excelência de outros artista da terra como Jacinto Silva, Durval Vieira, Clemilda “que mesmo tendo nascido em São José da Lage, se considera  uma palmeirense, pois foi a  terra aonde viveu sua infância”. Vale realmente  a pena ouvir todas as faixas e ver que Mané Baião tem um estilo próprio, além de  cantor, compositor  e músico, reuniu todos estes bons predicados que só pouco tem o previlégio de possuir.

É viva o Baião,

E viva Mané Baião!

Mané Baião – Pagode no Guarani – 1977
Beverly

01. Minha alencarina (Mané Baião – J. Martins)
02. Assum preto (Luiz Gonzaga – Humberto Teixeira)
03. Lírio verde (Antonio Trajano – Amalia Cerqueira)
04. Duquinha (Mané Baião – Antonia Martins)
05. Quem manda é o baião (Mané Baião – A. Martins)
06. Lamento cearense (Mané Baião – J. Martins)
07. Pagode no Guarani (Mané Baião – Guriatã de Coqueiro)
08. Carnaval em Salvador (Mané Baião – Antonia Martins)
09. Beata mocinha (Manézinho Araújo – Zé Renato)
10. Puxa e repuxa (Mané Baião – Manézinho Araújo)
11. Sonhei com meu amor (Mané Baião – A. Martins)
12. A Bahia tem (Mané Baião – Zé Luiz)

Para baixar este disco. Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima