O Museu Théo Brandão dando continuidade a parceria com a Associação dos Forrozeiros de Alagoas e com Fundação Municipal de Ação Cultural – FMAC , realizou o II Forró no Museó, desta vez, o show foi comandado pelo cantor Minhocão do Forró, Nilton do Acordeon e Prego na Zabumba, além da participação de NIlson do Acordeon e do Cantor Gil Neves que cantaram muito forró, no pátio do Museu Théo Brandão.
Minhocão do Forró e Trio de Forró
Com grande participação da juventude universitária, os festejos juninos realizados pelo Museu Théo Brandão em parceria com a ASFORRAL, esta se transformando em um evento cultural da cidade de Maceió, e que, segundo José Lessa, Presidente da ASFORRAL, no próximo ano deverá contar a participação de três grupos musicais de forró, que levará alegria do forró e muita cultura nordestina, para a comunidade universitária da UFAL e para a comunidade em geral, sob a bênção do grande pesquisador Théo Brandão , que em seu livro “Folclore Alagoano”, registra que em Alagoas, na segunda metade do séc. XIX, se tocava forró, tendo como base o coco, na sanfona de 8 baixos. Em Alagoas muito antes da entrada no Brasil das Marzurkas, Polkas, Schottischs (Xote) as Rodas de São João já existiam, seja em Maceió ou nos terreiros das fazendas no interior de Alagoas.
Aproximar o forró, um dos maiores símbolos da cultura nordestina, da juventude, e mostrar a importância e o papel dos artista alagoanos na formação do forró, enquanto gênero musical, é um dos objetivos do Projeto “Forró Cultura Viva”, da Associação dos Forrozeiros em parceria com a Fundação de Ação Cultural – FEMAC., que tem Vinícius Palmeira, como Presidente. Esta parceria foi Iniciada na gestão do Professor José Aciole e dada continuidade pelo novo Diretor do Museu Victo Sarmento, que está de parabéns pelo sucesso deste evento que só tende a ganhar força e que, com certeza, fará parte do calendário Oficial dos Festejos Juninos de Alagoas.
Hildênia (Museóloga) José Lessa e Victor Sarmento (Dir. do Museu Théo Brandão)
O Museu Théo Brandão , atualmente sob a direção do Professor Victor Sarmento, é um espaço propício para esse encontro, forró, cultura popular nordestina, estudantes, professores e demais funcionários da Universidade Federal de Alagoas e a comunidade em geral, para celebrar os festejos juninos, maior evento popular do nordeste de Alagoas e em especial de Maceió.