E sua contribuição para a divulgação do pé de serra
O Forró Alagoano é um site dirigido por José Lessa Gama e tem como finalidade divulgar o que há de melhor no forro alagoano, bem como a contribuição que o forró alagoano teve na formação do que é denominado popularmente como o forró pé de serra. Este site que estar sendo lançado no dia 12 de maio (data de aniversário do nascimento de Gerson Filho), tem como seus patronos Gerson Filho e Clemilda legítimos representantes da musicalidade e da cultura alagoana que deram uma fundamental colaboração para a consolidação do pé de serra autêntico na história da música popular brasileira, seja como compositores, arranjador e solista de 8 baixos, cantora, produtor musical e radialistas. Também é objetivo do Forró Alagoano lançar até o São João, todo acervo com a obra de Gerson Filho e Clemilda e outros figura ilustres alagoana. Para tanto solicitamos a que quem puder colaborar para o êxito deste site, poderá fazê-lo enviando fotos, discos de vinil documentos de artistas alagoanos.
O site Forró Alagoano objetiva divulgar a musica popular nordestina como dizia Gerson na musica de sua autoria na volta ninguém se perde, oferecendo a aqueles que se identificam com a cultura popular e especialmente com o forró acesso a obras de renomados artistas, cantores e/ou compositores alagoanos. Objetiva-se também, que através desse instrumento de comunicação virtual seja resgatada a importância e a contribuição das obras de Gerson Filho e Clemilda, Jacinto Silva, Mestre Zinho, Luiz Wanderley, Benedito Nunes, Peterpan (José Fernandes “Olha pro céu meu amor”) Edson Duarte, Tororó do Rojão, Joelson dos 8 baixos, Messias Lima, Sandoval, Cícero Almeida, Edgar dos 8 Baixos, Pinoquio, Banda de Pífano de Caruarú, João do Pife, Juvenal Lopes, Edécio Lopes, Florisval Ferreira, Isnaldo Santos e José Cândido (compositor de Carcará), estes últimos compositores, dentre outros grandes nomes que enalteceram e continuam a enaltecer o nome de Alagoas, pois, com suas músicas ajudaram a fixar a contribuição do artista alagoano na história do forró.
Porque Gerson Filho é o nosso inspirador.
Gerson Filho foi um dos percussores do forró, nasceu no dia 12 de maio de 1925, na Fazenda Mundeis, na cidade de Penedo e desde muito cedo começou a tocar 8 baixos. Teve Clemilda como companheira, outra alagoana, legitima representante do genuíno pé de serra, natural de São José da Lage-AL. Eles deram uma contribuição para inserir a influência do coco alagoano, do reisado, do guerreiro, representações do folclore alagoano ao forró a “música popular nordestina”, como dizia Gerson Filho, ao compor xote, baixão, xaxado, forró e a quadrilha.
Vale ressaltar que Gerson Filho foi o primeiro a compor e gravar música especialmente para quadrilha no Brasil (Quadrilha na cidade – Todamerica: 1953) e o primeiro a compor forró em 8 baixos (Choveu na minha roça: Todamerica:1953), bem como foi o percussor da gravação em Sanfona de 8 Baixos, além de compor polca, rancheira, maxixe, choro, samba, tango e valsa, gêneros musicais que imperavam na época do surgimento do forró como expressão musical nacional e não mais como expressão do interior e das feiras no nordeste.
Nosso objetivo é a divulgação da Cultura
Além de disponibilizar, gratuitamente, Discos, CDs, Vídeos, autorizados ou de domínio público, de artistas alagoanos, o site Forro Alagoano pretende ser um instrumento para discussão do forro como movimento musical, estando aberto a publicação de artigos, livros e outros trabalhos científicos que se proponha a tratar acerca da cultura nordestina e especial da política cultural em Alagoas.
José Lessa Gama
*Originalmente postado em 12 de maio de 2010, reeditado por uma reestruturação no banco de dados deste site.
13 comentários em “O Forró Alagoano”
LESSA, vc é uma mente brilhante!!!! só vc pra reunir tantas figuras que já fizeram o brilhantismo de nossos inumeros são joão de nosso estado-AL e demais capitais nordestinas;e também outras fora do nordeste.mas são figuras esquecidas por uma sociedade sem cultura nodestina e specialmente alagoanos que não sabem do valor que tem sua terra na cultura popular, e que alagoas foi o alisserço fudamental da cultura nodestina na area da musica e dos folclores. que pena lessa que nossos governantes não dão valor à essa cultura nordestina de valores fudamentais para o nosso BRASIL, de cores ,raças e tribos . parabens jose lessa por essa grande contribuição ao nosso estado de ALAGOAS tão desvalorizado em todas áreas de grande valores sociais. um fote abraço ISAAC PINTO
Muito obrigado pelos elogios, mas se os nossos governantes esquecem a importâqncia da nossa cultura nós não podemos jamais esquecer. A nova geração precisa conhecer a obra deixada por Gerson Filho, Clemilda, Luiz Wanderley, Jacinto Silva, bem como a nova geração de forrozeiros como Eliezer Setton, Geraldo Cardoso, Xameguinho, Sandoval, Messias Lima e etc. Brevemente teremos uma seção de vídeo, desja já desejo , Feliz Natal e Própero Ano Novo.
Adorei esse site!!!!!!!! Parabéns.
Caro amigo JOSE LESSA,gostaria de ter a coleção completa desse inesquecível e génio da sanfona de oito baixos GERSON FILHO
Sou alagôano da cidade de SÃO JOSÉ DA LAJE,me criei ouvindo GERSON,com todo respeito aos outros,GERSON foi o melhor de todos.
Moro em SÃO PAULO há 40 anos,tenho 60 anos de idade.
Aguardo uma resposta.
contato tel(11)25575442-cel (11)74361746
Atenciosamente,
Antonio Jose de Lima
DESCULPA NÃO TER RESPONDIDO ANTES. MEU TELE É 82-3221-4346
que trabalho maravilhoso,parabéns,espero que este site seja acessado por milhões de pessoas para que nossa cultura não se perca no tempo,sou de arapiraca,filho do radialista mais antigozé do rojão que tem um programa na rádio novo nordeste de forró pé de serra e muita cultura popular a 35 anos .
lessa eu nao sei se vc sabe mais morreu um amigo da gente ciço do banduli dia 24/04/2012
É com grande satisfação, que posso dizer que José Lessa é um grande amigo nosso. Uma das mentes mais brilhantes do estado das Alagôas. Lessa vem fazendo um trabalho magifico, maravilhoso, de valor imensuravel, para que os nossos jovens possam usufruir, e aprender a gostar da nossa música e não ter vergonha de ser alagôano. Sem ser bairrista, sem querer ser o dono da verdade, eu tenho um pouco de conhecimento do nosso forró ou folclore como queira os entendidos. Lessa está fazendo um trabalho de herói, já está mais do que na hora de ás autoridades acordarem e investir um pouco , pra ajudar
e não deixar a nossa tão rica cultura. cair no total esquecimento. Força Lessa!!!!!!!
Grande ideia essa, de publicar fotos dos frequentadores da casa de forró toca do Gaucho. Meu amigo Zé Lessa, cada dia fica melhor ele é o CARA VALEU !!!!!!!!!!
Parabéns! Comandante Lessa.
Esse site é a prova maior de que a expressão artística, cultural, musical e porque não dizer intelectual alagoano é o que há de melhor, você Lessa, nos dá a oportunidade de revivermos épocas para alguns e disponibilizar boa musicalidade de verdadeiros forrozeiros para outros, pois figuras como Gerson Filho e Clemilda, Chico Santos, Jocí Batista, Jacinto Silva, Luiz Wanderlei, Café e seu regional dentre tantos outros… Parabéns! e VIVA O FORRÓ ALAGOANO.
Valmir Melo.
José Lessa, Homem Culto de um coração enorme, o qual tive o prazer de conhecer em 1996, sei da importância que se tem o Forró na vida do verdadeiro nordestino, e sem sombra de duvida Zé na sua é de extrema importância, homem simples, interiorano é de uma sensibilidade esplendida, ama o forró com essência do seu dia-a-dia, Parabéns pelo trabalho desenvolvido de pesquisa e de enciclopédia forrozeira que você faz, é a certeza de uma cultura viva. Parabéns e inté dia 1º na grande noite do forró alagoano.
Caro Rodrigo.
Obrigado pela generosidade de sua mensagem. Estou apenas fazendo justiça a nomes como Augusto Calheiros, Jararaca , Gerson Filho, Clemilda, Mestre Zinho e a todos os forrozeiros alagoanos que continua a serem tratados sem o devido respeito por nossas autoridades. Conto com sua presença na III Noite do Forró Alagoano. Felizmente a Cultura de Maceió está entregue em boas Mãos, espero que continue.
Muito obrigado. Contando com figuras como você, tenho a certeza que nosso movimento em defesa das raízes alagoana e nordestina. Acesse e opine sobre o novo visual.