O Forró perdeu ontem, quinta-feira, dia 7 de julho, um de seus maiores nome, Tororó do Rojão, que tinha 75 anos, foi vitima de AVC – Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico e estava internado desde o dia 4 de junho, faleceu na Santa Casa de Misericórida de Maceió, e seu sepultamento ocorrerá hoje na parte da tarde, mas ainda não está confirmado o local do sepultamento. Seu corpo esta sendo velado na Central de Velória em frente ao Cemitério da Piedade na Av. Siqueira Campos, no bairro do Prado.
O Comentário abaixo foi postado no dia 03 de janeiro de 2011.
Postagem do Disco Tororó do Rojão – O Povo Não Quis Acreditar
Manoel Apolinário da Silva é o seu nome, mas poucos conhecem, agora se você perguntar em Maceió quem é Tororó do Rojão você chega facilmente a casa deste alagoano de São Luiz do Quitunde que ainda hoje mora no Bairro do Poço. Tororó é um irmão não consanguineo de Jacinto Silva, pois sua mãe foi basicamente que o criou, por isto muitos pensam que os mesmos são irmãos. A forte influência musical não é mera coincidência, mesmo depois de radicar-se em Caruarú, Jacinto Silva quando vinha para Maceió ficava hospedado na Casa do Irmão Tororó, que ainda hoje tem uma cama a o esperar.
Tototó é o que podemos dizer “um cantor de raiz”, e raizes daquelas profundas. O Povo não quis Acreditar é o nome deste CD e uma das faixas, vale registrar que é de sua autoria, como basícamente todas as musicas deste disco. Este é um daqueles discos que quanto mais a gente ouve mais se gosta, pois a musicalidade de Tototó é impar seja cantando forró, coco, baião, rojão ou xote. Tororó canta Maceió em toda a sua intimidade. Merece destaque ainda “Fulô de Mamão” que inclusive teve uma passagem muito significativa e que marcou a sua vida. A esposa do Rei do Baião, do qual Tororó era motorista ao ouvir o mesmo cantar ficou encantada e não resistiu, pediu para que ele cantasse para o Rei. O Rei ao ouvir, disse para Tororó, “você esta aqui por engano, Tororó vai cuidar da sua arte, você nasceu para cantar e não para ser motorista”… e protamente dispensou o motorista e o Brasil ganhou o cantor.
Os arranjos e regência são de Vavá dos 8 Baixos e teve o patrocinio da Prefeitura de Maceió através da Fundanção Cultural da Cidade de Maceió e do SESC – Alagoas.
3 comentários em “O Forró Esta em Luto – Faleceu Tororó do Rojão”
PERDEMOS MAIS UM GRANDE ARTISTA DO FORRÓ INFELIZMENTE. QUE DEUS O TENHA EM BOM LUGAR.
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, a médica Drª Ana Paula Vidal. Ela conduzia o seu Audi A6 quando se despistou numa perigosa curva da serra da Arrábida, em Azeitão. Era a única ocupante do veículo e teve morte imediata. Ao Dr. Helder Fráguas, as mais sentidas condolências.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/despiste-brutal-mata-medica
http://www.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=18122&idSeccao=479&Action=noticia
Obrigado pelo aviso, E transmita ao dr. Herder as condolências de todos que fazem o https://www.forroalagoano.com