Seca Desalmada  – Clemilda

Colaboração de  Genivaldo do Caldo de Cana – forrozeiro e admirador de Clemilda e Gerson Filho – faz parte da coleção pessoal.Texto: José Lessa Gama.

Clemilda Ferreira da Silva, nasceu em São José da Lage-AL, na realidade Clemilda viveu sua adolescência em Palmeira dos Índios, Alagoas uma das principais cidades do Agreste Alagoano, terra de Jacinto Silva, outro alagoano ilustre. Palmeira dos Índios porta de entrada do sertão alagoano e cidade em que o escritor Graciliano Ramos foi prefeito.

Sua convivência com a realidade do sertão nordestino com certeza fez de Clemilda a sua grande representante do Forro e transmitir em suas composições e principalmente na suas interpretações o aspecto sofrido do sertanejo, mas sobretudo, também transmitir a alegria e a alma desse povo que Euclides da Cunha disse “ o Sertanejo é um forte” . Seca Desalmada é um dos seus melhores trabalhos a faixa “Seca Desalmada” (Alcindo Alvess – Clemilda) Clemilda canta a alma do sertanejo, suas dificuldades, o misticismo e a fé em Frei Damião e Pe. Cícero. Em o “Cangaceiro” (Joel José dos Santos) resgata a figura  polemica de Lampião, cabra da peste que tornou-se emblemático e a figura do cangaceiro tornou-se um ícone do forro, Clemilda canta ainda “Adeus Aurora” (Tonico – Tinoco) e “Esta Noite nos Separa” do grande Teixerinha.

[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2010/05/01.-Seca-Desalmada.mp3|titles=01. Seca Desalmada]

Este é mais um presente que o Forró Alagoano oferece ao povo brasileiro possibilitando a sua juventude a oportunidade de conhecer o porque Clemilda é considerada a Rainha do Forró. É um disco que todas as faixas são obrigatória de serem ouvidas por quem gosta do legitimo pé de serra.

 

Clemildas- Seca Desalmada – 1973
Musicolor – LPK-20 312

01. Seca Desalmada (Alcino Alves – Clemilda)
02. Embolada do Zacaria (Clemilda – Gerson Filho)
03. Vaquejada em Serrinha (J. Luna)
04. Festa No Salão (Clemilda – Gerson Filho)
05. O Cangaceiro (José Joel de Jesus)
06. Bafafá na Casa do Zé (Clemilda – Gerson Filho)
07. Saudade Vai me Matar (Zetinha)
08. Grande Paixão (Clemilda-Gerson Filho)
09. Pedido as São João (Zetinha)
10. Adeus Aurora (Tonico – Tinoco)
11. Vem Meu Xodó (João Barone)
12. Esta Noite nos Separa  (Teixerinha)

Para baixar esse disco, Clique aqui.

7 comentários em “Clemilda – Seca Desalmada”

  1. Alcino Alves Costa

    No e-mail o Alves é com dois ss.

    Meu amigo, eu sou Alcino Alves, o autor da música Seca Desalmada, e não Alcino Rodrigues como você postou.

    Prezado admirador da notável Clemilda, gostaria imensamente que o amigo, se fosse possível, me enviasse um CD, ou mesmo um VINIL, que tenah a música Rosa Branca da Serra, uma das maiores músicas de nossa amada Clemilda.

    Ficaria muito agradecido. Se possível entre em contato comigo através de meu e-mail.

    Abraços

    Alcino Alves Costa

    1. Caro Soriedem.

      Infelizmente só poderei postar novamente Seca Desalmada em virtude do arquivo ter sido danificado por vírus. Contudo mandei novamente converte o Vinil para MP3 e a pessoa que faz o trabalho me prometeu para 3 feira. Com certeza quarta feira termos o prazer em atender o pedido. se tiver telefone Tim de preferência gostaria que o amigo me enviasse para quee tão logo poste lhe comunique de imediato. Desejo ao amigo um feliz final de semana.

      José Lessa Gama

    2. caro Soriedem.

      Conforme lhe informei que hoje já estaria disponivel Seca Desalmada, agora já pode baixar e ouvir mais este trabalho da Rainha do Forró.
      informe aos amigos.

  2. Conheço a Clemilda desde minha infância nos velhos circos do interior, como também ouvindo-ao pé do rádio, isto já faz mais de 35 anos. Passei a ser seu fã, comprando os seus LP’s (tenho um monte)os que eu não tinha, comprei com colecionadores aqui em Maceió,convertendo-os para áudio digital. É de grande importânciapara a cultura musical, a divulgação do rítimo legitmo nordestino, o forró,e a Clemilda, que já morou muito tempo em Penedo aqui em Alagoas, minha terra natal, é a grande representante. Parabén pela divulgação do forró.
    Rogério Lima

    1. Gostaria contar com sua colaboração, se poder coloborar com algum material sobre a Clemilda ou qualquer outro alagoano agradeço. Precisamos valorizar nossos artista pois eles são fenomenais. Não queremos ser melhor que os outros Estados, mais mostrarmos que nosso contribuição foi muito importante na história da musica popular nordestina como dizia Gerson Filho. Pode ligar 82-3221-4346.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima