Colaboração: Eraldo Cavalcante: – faz parte do acervo pessoal. Conversão  para mp3 Kinkas (O VINIL) e Texto – José Lessa.

Era o momento histórico no país,  pois, ja se manifestava positivamente que a política da censura, contra as manifestações culturais, musicais e etc.,  que imperava aquela época que começava a trazer novos ventos e portanto, não tinha mais espaço e a juventude nordestina, redescobre o frevo, baião, e os demais ritmos nordestinos e apresentou bons trabalhos como esse produzido pelo Grupo: Som da Terra, integrado por jovens pernambucanos e alagoanos. com uma temática sociologicamente ligada ao povo nordestino.

O repertório do LP – Agreste é fantástico e tem composições como “Chuva Perdida” de Juvenal Lopes, que dá um grito de alerta e exige medidas, que possa trazer uma esperança ao nordestino que resiste de pé as intemperes do tempo. Na mesma linha a faixa “Entre a Cidade e o Sertão” também composição de Juvenal Lopes em parceria com  D. O. C. Narconi é uma viagem ao sertão nordestino e o êxodo do campo e a luta do sertanejo na cidade.

Este é daqueles discos que merece ser ouvido e divulgado, resgatando assim, a historia da fonografia alagoana e sua contribuição em defesa das raizes nordestina.

Som da Terra – Agreste – 1977
P&G

01. Terra de Lampião (Paulo F. Ferreira)
02. Frevo, Som da Terra (Paulo F. Ferreira – Carlos Xavier)
03. Chuva Perdida (Juvenal Lopes)
04. Gibão de Couro (Paulo F. Ferreira)
05. Fim do Dia (Paulo F. Ferreira)
06. Caravana (Josimar França)
07. Entre a Cidade e o Sertão (Juvenal Lopes – D. O. C. Narconi)
08. Queimada (Guido)
09. Canto Acalanto (Paulo F. Ferreira)
10. Alô Nordeste (Egildo Vieira)
11. De Pescaq, Amor e Ciranda (Paulo F. Ferreira)
12. Fogo na Lage (João Lyra)

Pra baixar este disco. Clique aqui.

1 comentário em “Som da Terra – Agreste”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Rolar para cima