Colaboração de Eraldo Cavalcante – faz parte de sua coleção particular. Conversão mp3 O VINIL. Texto: José Lessa
A exatamente 20 anos atrás este disco foi lançado no mercado fonográfico, neste trabalho Gerson Filho ao homenagear seu público com um repertório que demonstra porque naqueles 25 anos que o foi considerado o Rei dos 8 Baixos e continua a ser insuperável na execução da famoso sanfoninha tão difícil de ser tocada até hoje. Contudo, vale ser observado que neste instrumento o mestre conseguia a harmonia e a perfeição dos seus acordes, transmitindo uma musicalidade impar.
Também merece destaque a criatividade que ele demonstrou como inovador com o lançamento de ritmos que foram consagrados e continuam a fazer parte da Música Popular Brasileira como a quadrilha lançada em 1953, “Quadrilha na Cidade, Todamerica” e nesse mesmo ano o forró “Chovéu na minha roça”, vale ressaltar que Gerson (nasceu 22/05/25) compôs este forró aos 12 anos, portanto em 1937. Tudo se iniciou quando aos 10 anos, indo para a escola ao passar pela casa de Zé Moreno o ouviu tocando, ficou impressionado, em seguida voltou a casa de Zé Moreno e pediu para tocar ganzar, instrumento esse que já tocava na fazenda, sendo aceito pelo sanfoneiro, terminando por abandonar a casa da tia e passar a morando com o músico, por um período de dois anos, quando o pai o obrigou a voltar pára a fazenda. Segundo relato Zé Moreno saia para resolver alguma coisa o menino pegava a sanfona escondido, aprendendo assim a tocar sozinho, fato este, da sua vida, já conhecido através do Texto de apresentação do “Disco Fole de 8 Baixos, 1959, RCA” primeiro LP gravado na recém gravadora que fora contratado. No ano de 1937, com 12 anos sua evolução era tão grandiosa que Zé Moreno, pegando mais de um contrato e não podendo cumprir mandou o menino tocar em seu lugar, daí em diante Gerson Filho nunca mais parou de tocar, foi nesse período portanto que Gerson compôs o forró choveu na Minha Roça.
[audio:https://forroalagoano.com/wp-content/uploads/2010/05/08.-O-Balanceiro.mp3|titles=08. O Balanceiro]Não resta também, a menor dúvida quanto a qualidade de seus trabalhos nas diferentes gravadoras por onde passou: Todamerica, RCA e Continental. Gerson foi sempre o mesmo, mantendo-se fiel a sua origem a sua alagoanidade e o sentimento nordestino transmitido através do famoso pé de bode. Teste LP basicamente todas as músicas são de sua autoria exceto “Forró em Olho D’Água” de Isnaldo Santos, natural de Olho D’Água das Flores-AL e “Forró de Barraca” de Paraná Queiroz; Clemilda Canta: Rancheirão composta em parceria com Gerson.
Na capa-verso deste disco vale a pena rever o texto abaixo:
“Adeus Rio São Francisco. Um dia, ou eu volto como gente, ou então não volto nunca mais.”
Quando Gerson Filho pronunciou essas palavras, estava atravessando o rio para tentar uma vida melhor no sul do país. Deixou para trás tudo que possuía e foi-se embora, sequer imaginando que a música pudesse lhe dar notoriedade suficiente para que, em 1956, voltasse para Penedo – suo terra natal – como ídolo.
Um ano antes dessa volta triunfal, Gerson Filho gravou seu primeiro disco, quando divulgou, num ato de pioneirismo, um de nossos ritmos mais populares, mas que antes nunca havia sido gravado: a quadrilha, E foi com esse gênero musical que Gerson Filho divulgou também seu instrumento, a sanfona de oito baixos. Essa sanfona exige mais técnica e agilidade que a sanfona comum, pois possui poucos recursos. Mas Gerson Filho conseguiu superar essa deficiência através de sua criatividade, e hoje consegue tirar de seu instrumento sons nunca ouvidos.
Agora, Gerson Filho está completando 25 anos de carreira, e lança mais um disco, intitulado “25 ANOS – VOLUME 13”, onde encontramos os ritmos nordestinos mais conhecidos, como o forró, o cachiado, a quadrilha e até rancheira, tocados naquela maneira típica que já consagrou seu autor como o maior sanfoneiro de oito baixos do país.
Vol. 25 Anos – Gerson Filho – 1980
Chantecler – Continental – 2.11.405.278
01. Quadrilha do Povo (Gerson Filho)
02. Forro do Chico Moleza (Gerson Filho)
03. Tamborete de Gandaia (Gerson Filho)
04. Reboliço (Gerson Filho)
05. Sertão Baiano (Gerson Filho)
06. Quadrilha Nacional (Gerson Filho)
07. Forró em Olho D’Água (Isnaldo Santos)
08. O Balanceiro (Gerson Filho – Clemilda)
09. Pé de Bode (Gerson Filho – José Vieira de Melo)
10. Rancheirão (Clemilda – Gerson Filho)
11. Mar de Rosas (Gerson Filho)
12. Forró de Barraca (Paraná Queiroz)
Para baixar esse disco, Clique aqui.
1 comentário em “Gerson Filho – Vol. 13 – 25 Anos”
gostei muito do site, parabens. esse disco é uma preciosidade.